Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Alimentos alcalinos: o que são e quais seus benefícios?
09/10/2020 21:12 em Emagreça saudavel

Você sabia que as doenças cardiovasculares e a dibetes estão entre as principais causas das mortes no Brasil? Sabia também que esses números estão aumentando drasticamente nos últimos anos?

Apesar de todo o avanço da tecnologia e da medicina nos últimos 100 anos, hoje em dia existem mais pessoas doentes que no passado proporcionalmente. O mais preocupante é a incidência em pessoas cada vez mais jovens, como infartos em pessoas entre 20 e 30 anos.

Então o que a humanidade fez para ser a espécie mais capaz do mundo quando ainda não existia medicina e tecnologia?

A alimentação alcalina contribui para a regeneração celular

Quando a ciência faz uma análise da evolução da humanidade nos últimos 5 milhões de anos, percebe-se que a maior forma encontrada para a cura e recuperação se deu através da alimentação. Sim, o que ingerimos tem sido a melhor e mais antiga forma de se recuperar de algumas doenças em nosso planeta, geralmente impulsionada pela alimentação alcalina, como as verduras e frutas.

Nutrir nosso corpo com alimentos alcalinos é uma necessidade básica quando falamos de comida. A diferença entre um alimento alcalino e ácido se dá pelo pH (Potencial hidrogeniônico). O pH ideal para os humanos é de 7,4.

O organismo luta constantemente para manter o pH em 7,4, pois uma variação para mais ou para menos afetam o sistema de regeneração celular, como algo tão simples quanto a absorção de nutrientes dos alimentos que consumimos.

Quais são os alimentos alcalinos?

As categorias de alimentos alcalinos mais comuns são:

  • Frutas
  • Verduras
  • Grãos

O pepino, abacate, brócolis, couve, berinjela, uva e figo são alguns dos alimentos alcalinos mais poderosos.

As carnes brancas (frango e peixe), assim como as vermelhas (vaca, porco, etc), se enquadram como alimentos ácidos, ou seja, menos alcalinos.

Qual a quantidade que podemos consumir de alimentos alcalinos e ácidos?

Alimentos ácidos:
Recomenda-se o consumo entre 2 e 4 vezes por semana. Caso queira consumir diariamente, importante que seja aproximadamente 20% do total de alimento consumido ao longo do dia.

Alimentos Alcalinos:
Recomenda-se o consumo diário dos alimentos alcalinos. Garanta que seja ao menos 80% de toda sua alimentação diária, respeitando uma relação de 2 partes de verdura por 1 parte de fruta.

Desse total de 80% dos alimentos alcalinos, ao menos 60% é importante ser cru (sucos, vitaminas, saladas) e 20% cozidos, refogados ou no vapor (brócolis, couve manteiga, vagem, couve-flor, etc).

Quanto aos alimentos muito alcalinos, recomenda-se o consumo esporadicamente, em fases de muito estresse ou respeitando um ciclo de 3 ou 4 vezes ao ano, durante períodos de 1 a 3 meses de consumo, de preferência com a ajuda de um especialista.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE